Você faz uso ou conhece alguém que faça uso de Ritalina?

Li uma matéria no UOL sobre o sumiço da Ritalina das farmácias. Pra quem não sabe, a ritalina é um medicamento prescrito para quem tem TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de uso contínuo que tem como princípio ativo o Cloridrato de Metilfenidato. O que isso significa? Ele é um estimulante do sistema nervoso central que ajuda a pessoa a ter calma e foco.

A questão da dificuldade de encontra-lo nas farmácias acontece sempre e não é de agora, mas não com tanta demora no reabastecimento, o que agora causou um impacto em quem faz uso. E o que quero alertar dizendo isso:

1º - a demora no reabastecimento pode fazer com que as pessoas se “desesperem” e comprem uma quantidade maior para estocar e com isso pode dificultar ainda mais o uso das outras pessoas.

Se outras pessoas estão passando pela mesma dificuldade de não encontrar, por que você vai acabar com todo o estoque que tem em uma farmácia pensando apenas em você? Somente uma reflexão, ok? Entendo a dificuldade de famílias e pessoas que dependem realmente deste remédio e nem sempre outro ajuda. P.S: E não vou entrar no mérito de defender ou não o uso desse medicamento, isso fica pra outro dia! =D

2º - esse remédio é usado por pessoas que estão prestando concursos ou provas que exigem um maior tempo de dedicação e estudo, que buscam se focar mais para garantir sucesso, mas não sofrem de TDAH. O que isso causa?

Podem causar sintomas de ansiedade e de acordo com a Drug Enforcement Administration, é considerada um narcótico. Essa droga pode causar dependência química quando usada de maneira equivocada, uma vez que tem o mesmo mecanismo de ação da cocaína. Além de prejudicar as pessoas que REALMENTE tem necessidade e não encontram facilmente! Existem outros meios de estudar e se concentrar para os concursos sem recorrer a isso.

3º - É importante manter acompanhamento com (e/ou) Neurologistas, Neuropsicólogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Pediatras e outros profissionais para que haja realmente efetividade. Somente o remédio não ajudará, aliás, indico sempre a intervenção antes de iniciar o uso dos medicamentos. Pensa em como é varrer sempre a casa e colocar a poeira embaixo do tapete, o que vai acontecer? Uma hora acumula e não tem outra alternativa do que limpar e dá mais trabalho. É preciso fazer acompanhamento para que isso não tenha consequência maior e desesperadora.

Se for difícil e impossível ficar sem o uso do medicamento e sem dinheiro para fazer acompanhamento com os profissionais adequados, busque alternativas como aplicativos gratuitos de treinamento cerebral. Utilize de técnicas que façam você se concentrar por um curto espaço de tempo, mas que seja eficiente para realizar suas atividades e absorção de conteúdo. Orientação familiar e da pessoa com o TDAH também é importante, assim torna-se menos doloroso lidar com as dificuldades.

E por fim, um alerta importante, nem todo mundo que não presta atenção tem TDAH. Os diagnósticos precisam ser mais bem avaliados e não rotular ninguém. Lembre-se que o mundo evoluiu e que os processos de aprendizagem também precisam ser revistos!

Fernanda Bengezen
Psicopedagoga/Neuropsicopedagoga, Coach de Carreira e Consultora de RH


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo: Importância dos jogos no processo de desenvolvimento de crianças com deficiência mental na Educação Infantil

Como podemos equilibrar nossa vida com a energia masculina e feminina e viver sem questões de saúde mental? 🌺🔑

Técnica Color Code - Organização para Estudos/Trabalho