Seu filho vai ter a profissão que ele quiser!

Difícil de aceitar essa imposição né? Mas é o que deveria ser, uma maneira natural de falar de carreira com seu filho, sem pressão, sem abalos emocionais para ninguém. 
Se você tem filho provavelmente já pensou nisso e se ainda não, quando ele tiver 17 anos vai começar a pensar. 

Algumas pessoas já têm definido isso e se a decisão se torna simples, mas outras, essa ideia da tal "vocação" que fica martelando na cabeça de diversos jovens e dos pais é um passo importante e deve ser bem planejado.


O que é vocação então?


Pelo dicionário: "É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão".


Então, pra que forçar ou decidir o futuro do seu filho se o mais importante é descobrir quais são as competências dele e alinha-las ao que o Mercado de Trabalho tem atualmente e daqui uns bons anos?


Digo isso pensando que há profissões que não sobreviverão daqui uns anos e outras que podem surgir com tantas mudanças que temos. Além do mais, a escolha dele não precisa ser definitiva, desde que atue em áreas alinhadas ao perfil, terá sucesso!


Quando não se tem a certeza da profissão, podem acontecer diversas desistências nas faculdades, desânimo, frustração, trocas de empregos, mas os pais devem ser APOIADORES e não decisores do que ele vai fazer ou não.


Reflita se o que está desejando para seu filho não é o que você gostaria de ter feito. Não projete ou transfira suas vontades, sonhos, escolhas para seu filho. Ajude-o a se encontrar, a se realizar profissionalmente, a ter responsabilidades, a ter mais autonomia e ser um profissional de sucesso.


Minhas dicas pra você:



1º - Busque por um profissional vocacional Orientador ou Coach de Carreira (Vocacional), ele fará testes e identificará as competências do seu filho e em quais áreas pode atuar, além de auxiliar na busca minuciosa por cursos, áreas, cargos e no planejamento.


2º - Realize o Teste de Carreira/Valores Pessoais em nosso site. Ele é gratuito e você recebe um resumo por e-mail. Se quiser o relatório completo e uma devolutiva, é preciso agendar um horário e o preço é acessível.


*Teste C-VAT: https://www.benchini.com.br/testedecarreira ou na aba de Coaching Vocacional aqui no site.


Não quer gastar dinheiro e quer fazer tudo sozinho?


Então faça todos os testes vocacionais gratuitos que têm pela internet, assim quanto mais autoconhecimento tiver, melhor.


No site da minha consultoria tem um teste chamado "Âncoras de Carreira". É uma planilha simples e dará alguns direcionamentos também. Além de um modelo de cv e de uma outra planilha que se chama "Roda da Competência" que também será útil. Acesse https://www.benchini.com.br/download-gratuito.


Incentive o empreendedorismo! Algumas pessoas já nascem com isso e outras se tornam empreendedores por necessidade, mas não têm perfil e sofrem. Diante de tudo que vivemos, independente se ele será colaborador de uma micro, média empresa ou de uma multinacional, ser empreendedor também pode ser uma possibilidade em paralelo.


E me responda, você sabe o que faz seu filho feliz? =D


Boa sorte nessa jornada e estou à disposição: 


E-mail: ppfernandabengezen@gmail.com / WhatsApp: 11 98302.9864

Fernanda Bengezen


Neuropsicopedagoga (SBNpp 2026) / Psicopedagoga (ABPp/SP 145) / Coach de Carreira/Vocacional




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo: Importância dos jogos no processo de desenvolvimento de crianças com deficiência mental na Educação Infantil

Como podemos equilibrar nossa vida com a energia masculina e feminina e viver sem questões de saúde mental? 🌺🔑

Técnica Color Code - Organização para Estudos/Trabalho